Podcast Estratégia em Movimento

Imagem: foto da Nanpu Bridge, Shangai (China), por Justin Guariglia

Estamos retornando à mídia do Podcasting com nosso novo programa, o Estratégia em Movimento. A missão desse projeto é compartilhar alguns dos nossos aprendizados e conceitos relacionados ao desafio de pensar e implementar a Estratégia nas organizações.

O programa está disponível nas melhores plataformas de Podcasting, como por exemplo Spotify e Apple. Basta entrar no app que você costuma usar para ouvir seus podcasts favoritos e escrever no campo de busca Estratégia em Movimento, que logo vai aparecer para você selecionar e ouvir os episódios. Você não precisa assistir na ordem, siga o fluxo como quiser. Nossa meta é postar um novo episódio por semana, oferecendo o nosso ponto de vista sobre casos interessantes, mas de uma forma que possa inspirar você na reflexão estratégica do seu negócio. Esse canal é mais uma iniciativa da Luzio Strategy de compartilhar o conhecimento e a experiência que temos acumulado para ajudar na evolução das empresas que querem fazer a diferença no mundo.

EPISÓDIO 4 – O PARADOXO DA ESCOLHA. Por que é tão difícil para as pessoas tomar decisões e fazer escolhas? Por que o consumidor tem tanta dificuldade de escolher, apesar de tantas alternativas de produtos e serviços à sua disposição – e muitas vezes se arrepende da decisão? Compreender esse fenômeno e tomar consciência do porquê e como ele ocorre é essencial para valorizar o exercício de empatia com os consumidores ou clientes, e aprimorar a estratégia do negócio. Os fatores de influência na decisão, que abordo neste episódio, também ajudam a entender por que Gestores têm dificuldade de fazer não-escolhas durante a elaboração da Estratégia; e explica, inclusive, parte do sucesso da transformação digital da experiência de compra que alguns modelos de negócios têm oferecido e provocado disruptura em determinados segmentos.

Episódio 4

EPISÓDIO 3 – A DESCOBERTA DE UM PROPÓSITO MAIOR. As empresas têm feito uma grande confusão quanto ao conceito de Missão, e criam declarações que acabam não servindo para nada. Na prática, resumem o que a empresa faz e, em alguns casos, incluem como a empresa faz aquilo diferente dos concorrentes. No final das contas, produzem textos enormes que não dizem nada mais do que o óbvio, e não servem para orientar as decisões da estratégia e muito menos para criar um vínculo e um senso de identidade com seus colaboradores. Por isso, recomendamos o uso do termo Propósito Maior ao invés de Missão, uma abordagem oferecida pelo movimento do Capitalismo Consciente que é muito mais poderosa para reter talentos e consumidores mais conscientes.

Episódio 3

EPISÓDIO 2 – A REGRA DE OURO DA BOA ESTRATÉGIA. Uma boa Estratégia, amparada por um Propósito Maior significativo, precisa manter o coração da empresa vivo e pulsante ao gerar Valor Econômico. Nesse episódio, explicamos a dinâmica em 2 estudos de caso: o Netflix, que tem uma Estratégia de sucesso; e o deslize do WeWork, que não prestou atenção para essa regra de ouro e tem atravessado um tremendo inferno astral. A experiência do WeWork demonstra que as startups também precisam demonstrar que o modelo do negócio para de pé, caso contrário tendem a ser rejeitadas pelos investidores.

Episódio 2

EPISÓDIO 1 – O QUE É ESTRATÉGIA? Oferecemos as nuances no entendimento do que venha a ser Estratégia e que têm feito toda a diferença nos processos de reflexão estratégica nos nossos Clientes. Tratamos também dos pilares fundamentais da Estratégia e da lógica mais indicada para estruturar a Estratégia do negócio de maneira simples e eficaz.

Episódio 1